top of page
DJI_0001 (9) (1).JPG
2022_Logo AgTech Valley Alta Qualidade_BRANCO.png
DJI_0001 (2) (1).JPG

O “Vale do Piracicaba” não tem dono, é um movimento orgânico e pertence a toda sociedade piracicabana, que tem historicamente a tecnologia, inovação e a agricultura nas suas origens, tornando-se uma comunidade empreendedora, marcada pela colaboração e não pela competição. 

A missão do movimento é reconhecer, fortalecer e criar uma identificação da sociedade com o seu ecossistema tecnológico, obtendo uma maior atenção do Brasil e do mundo para a região, resultando no desenvolvimento das empresas e das instituições de ensino que o compõem, com a instalação de novos empreendimentos identificados com a tecnologia para a agricultura no Vale, além do reconhecimento e do fortalecimento de uma cultura de colaboração para inovação.

O Vale do Piracicaba (AgTech Valley) nasceu do encontro de três pessoas - Mateus Mondin, Sergio Marcus Barbosa e José Augusto Tomé - que idealizaram uma Campanha para o reconhecimento  do Ecossistema Tecnológico de Piracicaba.

O lançamento da Campanha do Vale ocorreu previamente em  4 de abril durante reunião do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (CMCT) e publicamente em 5 de maio de 2016, na Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (ACIPI), quando os idealizadores, representantes da ESALQ, ESALQTec e CanaTec Coworking apresentaram a ideia à comunidade piracicabana na perspectiva de  divulgar o valor da região de Piracicaba e reconhecê-la como local de reunião de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias para a agricultura, proposta inspirada no ‘Vale do Silício’, na Califórnia, EUA.

Aerea.jpg

Lançada em 2016 a campanha “Vale do Piracicaba”, ou AgtechValley, tem o objetivo de reconhecer, fortalecer e criar uma identificação da sociedade com o nosso ecossistema tecnológico.

d4b8f078-2b65-430b-95ad-cdc3155752a6.jpg

“O Vale não é uma iniciativa apenas empresarial, ele pertence à sociedade. Queremos que haja envolvimento do cidadão comum nessa campanha, para criar a identidade de que somos o Vale do Silício do Agronegócio”

 

Entre os pilares do movimento estão:

  • Desenvolvimento das nossas empresas e instituições de ensino;

  • Vinda de novos empreendimentos identificados com a tecnologia para a agricultura;

  • Reconhecimento e fortalecimento de uma cultura de colaboração para inovação.

     

Desta forma, utilizando colaboração e criatividade, a economia local beneficia-se, bem como o setor imobiliário, de turismo de negócios, prestadores de serviços e fornecedores de produto e matéria-prima, consequentemente gerando renda e empregos.

   

Texto: Sérgio Barbosa e Ana Carolina Borges Pinheiro (2016)

AgTech Valley logo.png

Conecte-se com os protagonistas desse movimento de transformação do Agronegócio

5640_AdesivagemInterna.png
04fb3a4a-3ddd-47cd-97c9-e4a921e433f8.jpg

Segundo o Radar AgTech Brasil 2021, Piracicaba é a segunda cidade do país com maior concentração de startups do Agro.  Reveja alguns momentos marcantes, personalidades e publicações importantes do ecossistema de inovação desde 2016.

Um Ecossistema de impacto global em constante evolução

Desde seu lançamento, o Vale do Piracicaba vem se consolidando de forma espontânea como um movimento orgânico, no qual as instituições públicas e privadas podem utilizar sua marca de domínio público como forma de identificação e reconhecimento, resultando em uma rede colaborativa de vanguarda para o empreendedorismo e a inovação na Agricultura. 

#AGTECHVALLEY
#VALEDOPIRACICABA